Síntese da temperatura
Síntese Termodinâmica
Sensação Térmica e medição de Temperatura
Alunos: Prontuário:
Brenda Porto Bastos 1175378
Charles Pena Saraiva 1171364
Elisabeth
Prof. Márcio Vinicius e Gildo
Aula Prática – 08/08/2012
Objetivo:
O objetivo do experimento era verificar as sensações térmicas através de medições indiretas sem o uso de aparelhos de medição.
Material utilizado:
Potes plásticos
Gelo
Água
Procedimento:
Iniciamos a experiência aquecendo a água com uma resistência térmica.
Utilizamos três potes plásticos, colocando em um deles a água aquecida, no outro colocamos água com gelo e no terceiro, água em temperatura ambiente.
Depois de dispormos a água nos três potes, iniciamos a experiência propriamente dita usando como termômetro nosso tato. Colocamos uma das mãos em contato com a água aquecida e a outra em contato com a água gelada. Após certo tempo colocamos as duas mãos, ao mesmo tempo, no terceiro pote que continha água em temperatura ambiente. Percebemos que a mão que teve o primeiro contato com a água quente ao ser colocada na água em temperatura ambiente nos causou a sensação de que esta água estava fria. E o contrário também ocorreu, ou seja, a mão que teve primeiro contato com a água gelada nos causou a sensação de que a água em temperatura ambiente estava morna.
Conclusão:
Percebemos que o uso do tato como forma de medir temperaturas não é o mais correto para se tomar medidas mais precisas e que seu uso é mais indicado para situações onde não é de forma alguma de ordem cientifica.
Questões
1. Você já verificou a temperatura de algo ou alguém através do tato? Qual a técnica utilizada? Avalie o tato como medidor de temperatura. Em que situações funciona?
Sim utilizando