Reforma a vapor de gás natural
REFORMA A VAPOR DE GÁS NATURAL E SUBSEQUENTE SÍNTESE DE METANOL
Reação de reforma a vapor
(I) CH4 + H20 ↔ CO + 3H2 ( Reação Principal )
É uma reação favorável, pois o CO é produzido.
Reação de deslocamento água-gás
(II) CO + H2O ↔ CO2 + H2 ( Reação Paralela )
É uma reação prejudicial, pois o CO é consumido.
Os compostos mais importantes são o CO e H2 (Gases de síntese) e estão presentes em ambas as equações. O CO é produto na primeira reação e reagente na segunda. O H2 é um produto em ambos os casos, logo não é prejudicial. A alimentação, ou seja, a fonte é o CH4.
Abaixo estão apresentados os gráficos relativos aos efeitos da temperatura e da pressão na produção de alguns componentes principais para a geração de gás de síntese.
Gráfico 1: Produção de CO
Nesta relação estão presentes o CO, que é um componente de interesse por ser um gás de síntese, e o CH4, que é alimentação. Se favorecer a reação (I), haverá um aumento do consumo de CH4.
Gráfico 2: Produção de H
Nesta relação estão presentes o H2, que é um componente de interesse por ser um gás de síntese, e o CH4, que é alimentação. Se favorecer a reação (II), haverá o aumento da produção de CO2
Para os gráficos 1 e 2:
-Fixando a Pressão e analisando a Temperatura:
A elevação da Temperatura favoreceu a produção de gás de síntese. Nessas pressões, houve aumento até a Temperatura de 855 ⃘C e depois uma desaceleração.
Fixando-se as Pressões de 1,6 MPa e 2,0 MPa, observou-se que teve um acréscimo na produção, mas a partir da Temperatura de 855 ⃘C desacelera.
A pressão de 2 MPa foi mais linear em relação a de 1,6 Mpa e 1,2 MPa, então a desaceleração foi menor.
- Fixando a Temperatura e avaliando as Pressões:
Gráficos 1 e 2: Quanto maior a pressão do