Prevalência de infecção mycobacterium tuberculosis por entre estudantes de enfermagem e medicina
A tuberculose (TB) doença causada pela infecção pelo Mycobacterium tuberculosis (MTB) ou Bacilo de Koch (BK), é uma das causas mais importantes de morbi-mortalidade no mundo, entre as doenças infecciosas em adultos, embora seja negligenciada implica num problema real de saúde pública1,2.
Caracteriza-se como uma doença de estreita relação com as condições sócio-econômicas precárias, de fácil disseminação em ambientes com aglomerações, e vem assumindo novos contornos em função de seu recrudescimento com o aparecimento de formas multirresistentes, resultando em um aumento na incidência de doentes em fase bacilífera nos estabelecimentos de saúde da rede pública 3.
A TB nosocomial é entendida como a infecção tuberculosa adquirida por doentes ou profissionais de saúde, numa instituição de saúde como resultado da prestação de cuidados4. Até o momento poucos trabalhos no Brasil têm discutido o risco ocupacional desta infecção uma vez que a tuberculose tem se tornado cada vez mais freqüente no âmbito hospitalar, principalmente devido à coinfecção HIV/TB 5,6,7,8.
A transmissão do MTB em serviços de saúde causa grande preocupação na atualidade. Vários surtos de TB nosocomial vem acompanhando o ressurgimento da doença na população geral nos dias atuais 9. Alguns fatores vem contribuíram para esse problema, incluindo deterioração da infra-estrutura de saúde pública, a epidemia HIV/aids e as medidas inadequadas de controle de infecção nos serviços de saúde 10,11.
As dificuldades encontradas por instituições de saúde em adotar medidas de biossegurança, especialmente as de controle ambiental, recomendadas pelo Ministério da Saúde em 1999 e 2009 têm configurado situações concretas que colocam em risco a saúde dos profissionais, dos estudantes de graduação e da clientela atendida nestes estabelecimentos4,5,6. Devido às precárias condições de funcionamento da maioria dos hospitais da rede pública, estes passam a se constituir em locais propícios à