Síntese da descrição do enem e sisu
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
POLÍTICA EDUCACIONAL
ENEM E SISU O Sistema de Seleção Unificado (SISU), regido pela Portaria Normativa nº 21, de 05 de novembro de 2012, é o sistema informatizado gerenciado pela Secretaria da Educação Superior do Ministério da Educação. Nesse sistema, instituições públicas e gratuitas de ensino superior ofertam vagas em cursos de graduação a estudantes que serão selecionados exclusivamente pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O SISU foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e funciona como um “vestibular nacional”, que avalia os candidatos através do desempenho no ENEM. No início de cada semestre, o estudante acessa o site do Sisu e tem como opções mais de 3 mil cursos de instituições de ensino superior. Para concorrer a uma vaga, o cadastro é feito via internet e pode-se escolher até duas opções de curso em qualquer instituição.
Após três anos de sua criação, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já foi adotado por 80% das 59 universidades federais brasileiras. Em quase metade delas, todas as vagas para novos alunos são preenchidas inteiramente pelo Sisu. Segundo dados do MEC, a adesão está concentrada em universidades federais da região Sudeste – mais de 84% de participação.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil. Ela é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país e seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do Sistema de Seleção Unificada (SISU).
O Enem é o maior exame do Brasil e o segundo maior do mundo, atrás somente do vestibular da China, e conta com mais de 6 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país.
A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar bolsa integral ou parcial em universidade particular através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou para