Síntese currículo da educação básica
Atualmente falar em currículo na Educação Básica no Brasil, implica fazer uma análise na LDB e nos PCN´s sem os quais não teríamos as bases necessárias para nossa reflexão.
Vemos que o currículo não é um conceito e sim atividades pelas quais é elaborado e planejado.
O currículo é seleção é poder porque é apartir dele que são elaborados e organizados os conteúdos necessários para o desenvolvimento da aprendizagem na Educação básica.
O currículo está relacionado ao tempo, a história e cultura de um povo. Está ligado e envolvido naquilo que somos e no que nos tornamos,ou seja, na nossa identidade e construção do individuo. È através dele que temos base para formar estudantes para a vida social dentro e fora da escola.
Devendo alcançar diferentes classes sociais para favorecer a todos igualmente. Ele faz parte da realidade do educando das diversas praticas que nãose pode reduzir unicamente a pratica escolar.
A escola através do currículo concretiza um sistema social,executando sua função quanto escola de forma particular em um momento histórico.
O currículo é construído através de uma seleção onde podemos considerar o conhecimento que deve ser ensinado, ou seja, conteúdos para a vida, pois ele está relacionado a identidade do educando naquilo que somos e o que venhamos a ser.
Ao definir currículo estamos falando das funções da escola,conteúdos, modalidades, classes sociais, origens e tudo que se relacione a educação.
O currículo precisa está fundamentado na LDB e usando como referencial curricular os PCN´s , com o propósito de apontar metas e qualidade na educação.
O currículo pautado na LDB gira em torno do aprendizado do educando com foco no processo de aprendizagem.
Precisa está composto da Base Nacional Comum que é o conteúdo programático para todas as escolas ,podendo ser acrescentado conteúdos pertinentes a cultura de cada local, Estado ou Município.
Os PCN´s garantem os direitos mínimos em relação aos