Síndrome de Down
1° Ele não é, nem de longe, uma aberração. Por uma questão de ética e sensibilidade, é mais adequado chamar alteração que aberração, embora ambas estejam corretas.
2° Numéricas: alteração no número de cromossomos da espécie ,os cromossomos em si são normais, mas estão em maior ou menor número do que seria de se esperar.
Estruturais: o número de cromossomos está "correto" [46 nos humanos, por exemplo], mas algum(s) pode apresentar deleção [perda de um pedaço], ou, de algum modo, apresenta sua estrutura modificada, faltando partes, partes invertidas, etc.
3° Síndrome de Down é caracterizada quando o individuo apresente um cromossomo autossômico a mais. Os portadores, apresentam deficiência mental, baixa estatura, uma prega única na palma da mão,olhos com fendas palpebrais oblíquas,pescoço curto e grosso.
4° Ainda não tive contato direto com pessoas com síndrome de down.
5° Síndrome de Turner, é quando a pessoa afetada apresenta apenas um cromossomo sexual X e é do sexo feminino,principais características má formação nos orgão genitais ,baixa estaturae em alguns casos pescoço alado (pregas de pele nos lados do pescoço).
Síndrome de Klinefelter,é quando o individuo tem 3 cromossos sexuais e é masculino,principais característica são problemas no desenvolvimento dos órgãos genitais,em alguns casoa acompanhados de infertilidade e retardo mental
13° As células procarióticas (ou procariontes) de fato,não têm núcleo. Mas as hemácias não são células procariontes, não tem núcleo, mas são eucariontes.
14° O cariótipo pode revelar uma série de alterações cromossômicas, sejam alterações numéricas como síndromes e alterações estruturais onde a estrutura dos cromossomos é afetada. Tais alterações podem causar deformações físicas, deficiencia mental etc.
19° O nucléolo tem função a organização dos ribossomos. Quanto maior o seu