Símbolos do cristianismo
Triqueta: perfeita união as Santíssima Trindade, Pai, Filho e
Espírito Santo.
Lábaro: Antes de se tornar o monograma de Cristo, Lábaro foi o monograma do Chronos, o deus do tempo, e um emblema de várias deus solar. Atualmente significa um cristograma de Jesus Cristo, do qual existem diversas formas. É formado a partir das letras gregas Chi (χ) e Ró,(ρ), iniciais de Χριστός (“Cristo”, em grego).
Hierofante ou Cruz Papal ou Cruz Tripla: As três barras horizontais, tal qual as três corôas da Tiara, representam as três funções do Papa, como Sucessor de Pedro: sacerdócio, jurisdição e magistério.
Ictus: “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Foi um dos primeiros símbolos cristãos, juntamente com o crucifixo e continua a ser usado pelas diversas denominações das igrejas cristãs.
IHS: São as iniciais das palavras latinas Iesus Hominum Salvator, que significam: Jesus Salvador dos Homens. Geralmente são empregadas nos paramentos litúrgicos, nas portas dos sacrários e nas hóstias.
Cálice com a cruz: O cálice com a cruz que sai do seu interior é um símbolo da obediência, sofrimento e paixão de nosso Senhor. Esta cruz é a cruz da paixão cujas extremidades pontiagudas lembram nosso sofrimento.
Castiçal de sete velas: O castiçal de sete velas, também chamado de “menorah,” é usado pelos cristãos para representar o Espírito Santo e os sete dons do Espírito: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, conhecimento, temor do Senhor e prazer no Senhor.
Cetro: O cetro é um símbolo da autoridade. Junto com a coroa, forma um símbolo do reino triunfante de Cristo sobre toda criação.
Chaves: As chaves representam a autoridade da igreja em perdoar os pecados em nome Jesus. Duas chaves representam a dupla autoridade de abrir o céu ao pecador arrependido e fechar o céu ao que não se arrepende.
Estrela de 4 pontas: A estrela de 4 pontas é estilizada para parecer-se semelhante a uma cruz e