Doenças cardiovasculares
Nutrição na Gestação
Heloisa da Gama Cerqueira Job
“Má alimentação,
Introdução
A gestação é um processo que acarreta uma série de transformações no organismo materno. Essas mudanças são necessárias para regular o metabolismo materno, promover o crescimento e desenvolvimento fetal e preparar a mãe para o trabalho de parto, nascimento e lactação. Desta forma, neste período há uma maior necessidade de todos os nutrientes básicos para a manutenção da nutrição e saúde materna e garantia do adequado desenvolvimento do feto, já que sua única fonte de nutrientes é constituída pelas reservas nutricionais e pela ingestão alimentar da mãe, justificando a importância do estado nutricional materno durante a gestação (1).
especialmente durante a gravidez e a lactação, representa uma ameaça potencial à saúde materna e da criança. O estado nutricional da mulher durante este período traz importantes repercussões à sua saúde e à sua capacidade de dar a luz e amamentar uma criança saudável.”
Fonte: Breastfeeding and healthy eating in pregnancy and lactation - Report on a WHO workshop - Organização Mundial da Saúde (OMS)
Fatores de risco nutricional
O estado nutricional antes e durante a gravidez é um fator determinante para a saúde da gestante e seu concepto. Deve-se atentar para algumas situações especiais em que a gestante pode apresentar risco nutricional como elevada paridade, gestante adolescente, baixo peso e obesidade, intervalo interpartal menor que 1 ano e hiperemese gravídica. Essas situações requerem investigação do estado nutricional e orientação adequada.
Avaliação do estado nutricional
O cuidado nutricional prénatal permite a identificação precoce de gestantes com ina-
88
Revista Racine
Especial de Capa / Nutrição dequação no estado nutricional, favorecendo ao nutricionista intervir de forma acertada por meio da orientação nutricional. A partir do conhecimento do peso pré-gravídico e da altura, calcula-se o