Sìntese de complexo de cobre
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
QUÍMICA AMBIENTAL
PROFESSOR: TEREZA
MARIA DA CONCEIÇÃO SANTOS PEQUENO
ESPECTROS ELETROMAGNÉTICOS
BOA VISTA-RR
2011.1
ESPECTROS ELETROMAGNÉTICOS
Trabalho acadêmico intitulado como “ espectro eletromagnético”, destinado à obtenção de créditos adicionais na disciplina de Química geral II ministrada pela professora Tereza, no semestre letivo 2011/1.
BOA VISTA – RR
2011.1
INTRODUÇÃO:
O espectro eletromagnético
O espectro eletromagnético é a distribuição da intensidade da radiação eletromagnética com relação ao seu comprimento de onda ou freqüência.
Freqüência é uma grandeza física associada a movimentos de característica ondulatória que indica o número de execuções (ciclos, oscilações) por unidade de tempo. Uma revolução ou execução por segundo corresponde assim a 1 Hertz.
O comprimento de onda λ tem uma relação inversa com a freqüência f, a velocidade de repetição de qualquer fenômeno periódico. O comprimento de onda é igual à velocidade dividida pela freqüência da onda. Quando se fala em radiação eletromagnética no vácuo, essa velocidade é igual à velocidade da luz 'c’, para ondas no ar, essa velocidade é a velocidade a que a onda viaja.
As ondas eletromagnéticas são criadas pela movimentação dos elétrons, elas possuem diferentes características físicas. A faixa de comprimentos de onda ou freqüências em que se pode encontrar a radiação eletromagnética é ilimitada.
As principais faixas do espectro eletromagnético são:
1. As ondas de radiofreqüência e as microondas: São usadas para as comunicações via satélite e entre telefones móveis. Organizações internacionais e os governos elaboraram normas para decidir que intervalos de freqüências são usadas algumas atividades como: entretenimento, serviços públicos, defesa, etc.
2. Radiação infravermelha: produzem aquecimento. Qualquer corpo, até no caso de não iluminar,