Sintese de complexos de cobre
Química Inorgânica Experimental II
Complexos de Cobre e Cobalto
INTRODUÇÃO
Metais de transição formam compostos chamados complexos metálicos que consistem de um íon metálico central com orbitais d vazios e átomos doadores compartilhando pares de elétrons. Uma das características dos complexos metálicos são as diversas cores que eles apresentam, sendo possível identifica-los através das mesmas. A diferença energia nos orbitais d, devido á repulsão entre os elétrons, é a responsável pelas cores dos complexos metálicos. O elétron absorve uma faixa especifica da luz visível saltando para um orbital com estado maior de energia, emitindo uma cor contraria aquela absorvida. Ligantes diferentes têm efeitos diferentes sobre as energias dos orbitais d do íon central, tendo assim cores diferentes. Quanto mais forte o campo elétrico do ligante mais a diferença entre os orbitais, e a diferença entre os orbitais e que determina o comprimento de onda de luz que vai ser absorvido. Em termos de cor da luz absorvida, maior energia corresponde a comprimentos de onda mais curtos. Isso significa que, com o aumento da divisão, a luz absorvida tenderá a deslocar para longe da extremidade vermelha do espectro no sentido de laranja, amarelo e assim por diante. Assim a mudança dos ligantes em complexos metálicos muitas vezes pode ser observada através da mudança de suas cores.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais
Reagentes
Cloreto de Cobre (II) – CuCl2 ; Ácido Clorídrico – HCL 2,0 M; Hidróxido de Amônia – NH4OH 6 M; Ácido Acético – CH3COOH 6 M; Ferrocianeto de Potássio – K4Fe(CN)6 0,5 M; Tiossulfato de Potássio Na2S2O3; Álcool Etílico P.A. C2H5OH.
Material
Balança Analítica, Chapa Aquecedora, Agitador Magnético, Suporte Universal, Garra metálica, Argola de Metal, Papel de Filtro, Funil, Proveta 50ml, Béqueres (100, 250 ml), Pipetas graduadas (10 ml, 5 ml), Pera, Tubos de ensaio, Conta gotas.
Método
Complexos de Cobre
1. Pesou-se cerca de 1g