Séries Orgânicas
Série Homóloga
Chamamos de série homóloga ao grupo de compostos orgânicos que se diferenciam por um número inteiro de grupos (CH2), denominado grupo metileno. O grupo metileno (CH2) é chamado de razão de homologia. Tais compostos têm as mesmas propriedades químicas (pertencem à mesma função química) e suas propriedades físicas variam gradualmente, à medida que aumenta a massa molecular. O ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade crescem com o aumento da cadeia carbônica. O coeficiente de solubilidade em água decresce.
Exemplos:
- Série homóloga dos hidrocarbonetos acíclicos saturados (alcanos = parafinas)
CH3 + CH2 → CH3─CH3
CH3─CH3 + CH2 → CH3─CH2─CH3
Em cada composto dessa série, o número de átomos de H é o dobro mais dois do número de átomos de C. Se o composto tiver n átomos de C, terá 2n + 2 átomos de H. Por isso, diz-se que a fórmula geral dos compostos desta série é CnH2n+2.
- Série homóloga dos hidrocarbonetos acíclicos etilênicos (alcenos)
C2H4 + CH2 → C3H6
C3H6 + CH2 → C4H8
Em cada composto dessa série, o número de átomos de H é o dobro do número de átomos de C. Se o composto tiver n átomos de C, terá 2n átomos de H. Por isso, diz-se que a fórmula geral dos compostos desta série é CnH2n.
- Série homóloga dos hidrocarbonetos acíclicos acetilênicos (alcinos)
C2H2 + CH2 → C3H4
C3H4 + CH2 → C4H6
Se o composto tiver n átomos de C, terá 2n-2 átomos de H. Por isso, diz-se que a fórmula geral dos compostos desta série é CnH2n-2.
- Série homóloga dos monoácidos acíclicos saturados
CH3─COOH + CH2 → C2H5─COOH
C2H5─COOH + CH2 → C3H7→COOH
Se o composto tiver n átomos de C, terá 2n-1 átomos de H. Por isso, diz-se que a fórmula geral dos compostos desta série é CnH2n-1─COOH.
Série Isóloga
Forma uma série isóloga o conjunto de compostos pertencentes à mesma função orgânica em que a diferença na composição de dois termos consecutivos é (H2). Os membros de uma