Apae Bertioga
ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) DE BERTIOGA
Prof. Elaine Nehme
Administração de Entidades e Interesses Sociais
Bertioga, 09 de dezembro de 2010.
APAE
A primeira associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE foi fundada em 11 de dezembro de 1954 no Rio de Janeiro, ocasião da chegada ao Brasil de Beatrice Bemis procedente dos Estados Unidos, membro do corpo diplomático norte-americano e mãe de uma portadora de síndrome de down, na qual, já havia participado da fundação de mais de 250 associações de Pais e Amigos. Atualmente existem mais de 1.600 APAEs em todo Brasil, constituindo assim, o segundo maior movimento comunitário filantrópico do mundo e primeiro da América Latina.
APAE DE BERTIOGA
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bertioga, foi fundada em 22 de agosto de 2002, a partir de um pequeno grupo de mães com muito amor e carinho que se reuniram em busca de um melhor atendimento para seus filhos com necessidades especiais e essa luta perdura até os dias de hoje.
Essa APAE Bertioga conta com recursos externos para continuar o que esse grupo de mães iniciou. Tais recursos provem de: sócios contribuintes, eventos realizados pela APAE e por outras entidades (Lions Clube, Rotary, e outros), convênio com a prefeitura de Bertioga e doações espontâneas.
O maior objetivo é o compromisso de construir uma sociedade mais justa, se empenhando para promover qualidade de vida as pessoas com deficiência de forma que encontrem em sua comunidade os recursos necessários, a vida digna e o exercício da cidadania. Sendo assim a instituição procura eliminar os fatores de exclusão, ampliando acessibilidade.
Temos um segmento de freqüentadores que mantém laços afetivos e sociais dentro desta instituição e essa rotina é essencial, pois além de evitar a depressão, solidão e o afastamento do convívio