Séries Estatísticas
Séries Estatísticas:
1) – TABELAS:
Um dos objetivos da Estatística é sintetizar os valores que uma ou mais variáveis podem assumir, para que tenhamos uma visão global da variação dessa ou dessas variáveis. E isso ela consegue, inicialmente, apresentando esses valores em tabelas e gráficos, que irão nos fornecer rápidas e seguras informações a respeito das variáveis em estudo, permitindo-nos determinações administrativas e pedagógicas mais coerentes e cientificas.
Tabela É um quadro que resume em conjunto de observações.
Uma tabela compõe-se de:
a) – corpo – conjunto de linhas e colunas que contém informações sobre a variável em estudo;
b) – cabeçalho – parte superior da tabela que especifica o conteúdo das colunas; c) – coluna indicadora – parte da tabela que especifica o conteúdo das linhas; d) – linhas – retas imaginárias que facilitam a leitura, no sentido horizontal, de dados que se inscrevem nos seus cruzamentos com as colunas;
e) – casa ou célula – espeço destinado a um só número;
f) – titulo – conjunto de informações, as mais completas possíveis, respondendo às perguntas: O que?, Quando?, Onde?, localizado no topo da tabela.
Há ainda a considerar os elementos complementares da tabela, que são as fontes, as notas e as chamadas, colocadas, de preferencia, no seu rodapé.
2) – SÉRIES ESTATÍSTICAS:
1
Estatística Computacional – Aula 03 – Profa. Ana Maria
Denominamos série estatística toda tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. Daí, podemos inferir que numa série estatística observamos a existência de três elementos ou fatores: tempo, espaço e espécie.
Conforme varie um dos elementos da série, podemos classifica-la em histórica, geográfica e especifica.
As séries históricas, cronológicas, temporais ou marchas, descrevem os valores da variável, em determinado local, discriminados segundo