Sobre as helmintoses intestinais
Professor: Osmar Teixeira
ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA
Aline Giselle Nagafuchi
Ana Paula Lopes de Paula
Everton Thiago Evangelista Taruma
Flavia Eiko Murakawa
Luciano do Nascimento Cuba
INTRODUÇÃO
A Abordagem Construtivista tem como objetivo principal abordar o princípio da inteligência humana, que é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. O conhecimento é um processo incessante de construção e criação onde o saber não é algo que está concluído.
Jean Piaget e Vigotsky, pais da psicologia cognitiva propõem que cada aluno constrói seu próprio conhecimento de dentro para fora, segundo a posição construtivista, o saber não é uma cópia da realidade, mas, sim, uma construção do ser humano.
Jean Piaget desenvolveu uma teoria chamada de Epistemologia
Genética ou Teoria Psicogenética, onde explica como o indivíduo, desde o seu nascimento, constrói o conhecimento. Também conhecida como concepção construtivista da formação da inteligência.
Piaget descreve a aprendizagem e o desenvolvimento em estágios que contribuíram para organizar o ensino e a entender o modo diferente da criança agir e se comportar. Só é ensinado determinado conteúdo se a criança está motivada para tal, vai depender do seu estágio lógico do desenvolvimento (não só físico como mental).
DESENVOLVIMENTO
O Construtivismo se desenvolve em quatro estágios: ●
Sensório-motor (0 – 2 anos);
●
Pré-Operatório (2 – 7 anos);
●
Operatório-concreto (7 – 12 anos);
●
Operatório Lógico-formal (12 – 16 anos).
Sensório-motor
É a etapa básica manipulativa. A inteligência trabalhada através das percepções (simbólico) e das ações (motor) através dos deslocamentos do próprio corpo. Sua linguagem vai da repetição de sílabas às palavras-frases, com, por exemplo, para beber água, indica apenas “água”, já que não representa mentalmente as ações.
Há uma função semiótica, que é a capacidade que o indivíduo tem de gerar