2º Comunhão - Pós Primeira Grande Guerra
Índice
Introdução
Inicio
Desenvolvimento
Fatos Importantes
Conclusão
Referencias
Introdução
Após a Primeira Guerra Mundial, os países europeus buscavam meios para que as disputas que geraram o desastroso conflito não se repetissem. Mas a punições impostas pelo tratado de Versalhes e a ineficiência da liga das Nações, em seu papel de manter a paz não conseguiram conter o revanchismo das nações derrotadas.
Inicio
Vários motivos influenciaram o conflito que se iniciou na Europa e difundiu por África e Ásia. Na década de 30 surgiram os governos totalitários com fortes objetivos militares e expansionistas, Hitler na Alemanha querendo expandir o território alemão e resgatar os perdidos durante a primeira guerra. Na Itália o fascismo com Mussolini. Ambos passavam por uma crise econômica com vários desempregados e uma solução foi a industrialização e criação de armamentos bélicos, e o Japão pretendia dominar territórios vizinhos e ilhas da região.
Grupos e alianças
Em 1939 quando o exercito alemão invadiu a Polônia, a França e Inglaterra declaram guerra a Alemanha, de acordo com as alianças políticas e militares da época: Aliados, liderados pela Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos e o Eixo com Alemanha, Itália e Japão unidos de acordo com seus semelhantes interesses.
No Oriente, os japoneses promoveram a invasão da Manchúria e prosseguiram seu projeto imperialista dominando algumas regiões da Ásia e das ilhas do Pacífico. O governo italiano, controlado por Mussolini, tomou conta da Etiópia e promoveu a invasão da Albânia. Por outro lado, a Alemanha Nazista reintegrou os territórios do Sarre e estabeleceu a ocupação militar da Renânia.
Durante a guerra civil espanhola, alemães e soviéticos firmam sua união com a participação durante esse conflito. O envio de tropas e teste de suas novas tecnologias produzidas mostraram eficiência, assim consolidou Berlim-Roma, logo em seguida o Japão