series estatisticas
Séries estatísticas são todas as tabelas que apresentam a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie.
Normalmente, quando fazemos a leitura de um jornal ou de uma revista, nós nos deparamos com séries, sejam elas cronológicas ou históricas categóricas ou específicas, geográficas, ou de dupla entrada. Estudaremos exatamente essas Séries Estatísticas, que estão diretamente relacionadas ao nosso dia-a-dia.
Tipos de series estatísticas
Podemos inferir que numa serie estatística observamos a existência de três elementos ou fatores: tempo, espaço e a espécie.
Conforme varies um dos elementos da series, podemos classifica-la em:
1. Histórica
2. Geográfica
3. Específicas ou categóricas
Series históricas, cronológicas, temporais ou marchas.
Descrevem os valores do estudo da variável em determinado local, época, discriminados segundo os intervalos de tempos variáveis.
São constituídas por dados produzidos e monitorados ao longo do tempo
Quantidade de acidentes de trabalho no Brasil – 2006 À 2008
Anos
Quantidade de acidentes
2006
512.232
2007
659.523
2008
747.663
Series especificas ou categóricas
São constituídas por dados obtidos nas diferentes categorias de uma mesma variável determinando tempo e local, discriminado segundo especificações ou categorias, como: espécie de animais.
Quantidade de acidentes de trabalho na região Sul por motivo – 2008
Motivos
Quantidade
Típico
93.043
Trajeto
17.212
Doença de trabalho
3.316
Series conjugadas – tabelas de dupla entrada
É a apresentação em uma única tabela da variação de valores de mais de uma variável, isto é, fazer a conjugação de duas ou mais series;
Conjugando duas series em uma única tabela, obtemos uma tabela de dupla entrada. Em uma tabela desse tio ficam criadas duas ordens de classificação: uma horizontal