século das luzes
Thomas Gainsborough- O casal
Andrews
Thomas Gainsborough autor quadro cujo nome é “O casal
Andrews”. Presidindo os seus bens - a propriedade, o cão e, de acordo com os costumes da época, sua esposa, o senhor
Andrews olha diretamente para o espectador e parece bastante satisfeito com a sua vida. A arma sob seu braço simboliza a virilidade, assim como a sua postura levemente inclinada, que exibe a musculatura. O senhor Andrews tinha cerca de 22 anos quando o retrato foi pintado.
Jacques-Louis David- O juramento dos Horácios
Jacques-Louis David autor do quadro “O juramento dos Horácios”, e neste quadro são representados três irmãos fazendo a saudação romana, no qual juram que lutarão pela República
Romana, embora sua decisão traga sofrimento a suas famílias. A pintura simboliza o princípio segundo o qual o dever público, o sacrifício pessoal, o patriotismo e a defesa das convicções tomadas em consciência são valores superiores à própria segurança, ou seja, aos seus interesses.
Jean-Honoré Fragonard- O baloiço
”O baloiço“, é um quadro de Fragonard, é um tipo de pintura erótica foi pensado para ser exposto a um público restrito. Os 3 detalhes que mais se destacam são Estátua de cupido, por ser o símbolo tradicional do amor, o sapato da mulher, a perda do sapato simboliza a perda da virgindade, e o cachorrinho, que simboliza a fidelidade conjugal.
Jean-Antoine WatteauPeregrinação á ilha de Cítera
Watteau foi o autor de “Peregrinação á ilha de Cítera”. O quadro retrata um grupo de jovens em viagem a uma ilha de Afrodite, eles estão divertidos num atrativo ambiente externo, passeiam calmamente pelas paisagens enquanto ouvem música. Eles vêm de uma visita ao santuário de Citera e estão prestes a iniciar a viagem de retorno.