O Século das Luzes
Volume dois O Século das Luzes
1. Entre os iluministas, a ”razão” assumia importância fundamental. Explique o significado da razão no pensamento iluminista.
R: Antes do iluminismo, as pessoas se deixavam dominar pelo pensamento religioso, acreditando em tudo que a igreja da época medieval pregava. Assim, o uso da razão foi de importância fundamental para os iluministas porque foi a partir dela que despertou o senso crítico dos iluministas que não aceitavam mais ideias preconcebidas sem questionar ou sem provas de que pudessem ser verdadeiras. Razão passou a assumir para eles o significado de avaliar, julgar, ponderar.
2. Estabeleça uma relação entre o pensamento iluminista e a ideia de revolução no séc. XVIII.
R: O Iluminismo foi à ideologia da burguesia em ascensão: o pensamento iluminista foi um produto das transformações econômicas, políticas e sociais europeias ocorridas a partir do século XVII. Essas transformações foram: o desenvolvimento das técnicas de produção capitalistas, o domínio do poder político pela burguesia na Inglaterra e a ascensão da burguesia europeia. Na medida em que criticou o Estado absolutista e a política econômica do mercantilismo, preconizado a igualdade dos poderes e a liberdade de propriedade, representou a teorização dos interesses econômicos e políticos da ascendente burguesia.
3. Compare o pensamento de Montesquieu e o de Pusseau quanto ao modelo ideal de poder politico.
R: Montesquieu dizia que separando os três poderes, um contrabalancearia o outro como se fossem fiscais mútuos tirando assim o poder absoluto dos estados tirânicos. Já Rousseau argumentava que quem deveria controlar o estado seria um representante escolhido pelo próprio povão e se ele não agisse conforme a vontade geral da nação seria tirada do cargo pelo povo. O que caracteriza o contrato social.
4. Relacione o pensamento iluminista com o desenvolvimento da ciência.
R: O