seculo das luzes
De Acordo com a autora Maria Lúcia de Arruda Aranha, o texto tem como objetivo abordar sobre o século das luzes no qual retrata sobre o ideal liberal de educação em que se buscavam novos caminhos para a aprendizagem e autonomia do educando.
Na burguesia os privilegiados eram a Nobreza e o Clero no qual os nobres eram sustentados por pensão do governo. O iluminismo também conhecido como século das luzes tem por significado o poder da razão humana, a ilustração marcou presença em países nos quais persistia o absolutismo. Na Educação se buscavam autonomia do educando, as dificuldades de ensino era crítica, foi na Alemanha que iniciou ensino tradicional, em pombal se instituiu as aulas régias que eram pertencentes ao estado e não mais restritas a igreja.
Durante o iluminismo, período rico em reflexões pedagógicas, a política educacional focada no esforço para tornar a escola leiga e função do estado foi um dos aspectos mais marcante.
Segundo Kant, o nosso conhecimento é constituído por razão e experiência. Relacionando a educação e a liberdade tem uma análise onde cada um providencia sua formação, os portugueses defendiam o ensino público. O renascimento se deu em meio a contradições, mesmo assim, algumas ideias foram aos poucos incorporadas dando asas a sonhos de mudanças.
Na era pombalina no Brasil houve declínio de cana- de açúcar, a desestruturação da educação jesuítica e a reestruturação a fim de estabelecer o ensino publico oficial, os mestres registravam os aprendizes.
Diante das ideias da autora na educação acorreram grandes transformações devido a mudanças sociais politicas e econômicas.