São paulo, por raquel rolnik
Os espaços públicos no imaginário urbano contemporâneo são considerados espaços de ninguém, deixaram de ser pontos de encontro e convivência e passaram a ser locais em que predomina a violência.
No livro conta a evolução urbanística de São Paulo,desde sua origem, em 1554, até o início do século XX. Do local de fundação no Pátio do Colégio jesuítico sobre colinas visualizava-se ao fundo a distante várzea do Rio Tamanduatehy.
Foi a partir do cultivo do café em meados do século XIX, com as consequentes riquezas trazidas pelo fruto, que São Paulo começou a se desenvolver economicamente e Como a mão de obra não era suficiente para trabalhar na lavoura, começaram a vir imigrantes que povoaram a cidade e o interior do Estado.
A riqueza do café permitiu pela primeira vez a acumulação de capitais no país, que financiaram o nascimento da indústria, tendo inicialmente à produção de tecidos e alimentos, mais mão de obra se fez necessária, instalando as primeiras colônias de imigrantes na cidade, que deram origem aos bairros operários que são Lapa, Bom Retiro, Pari, Belém,