Segurança da informação
A Segurança da Informação é o conjunto de técnicas, atividades planejadas e sistemáticas, processos e componentes que visam garantir um nível de confiabilidade às transações, proteger, preservar e assegurar as informações confidenciais de cada cliente. Bloqueando o acesso dos dados aos não autorizados, para que não haja o uso, a modificação, a revelação, a desintegração e a destruição de seus arquivos. Nesse sentido a informação digital é um dos principais, senão o mais importante, produto da era atual.
O Itaú Unibanco na Internet é um canal de autoatendimento que permite realizar transações seguras e recebeu a certificação ISO 27001, que é referência internacional em segurança da informação. A auditoria foi coordenada pela Fundação Vanzolini e foi concedida depois de uma avaliação das normas e procedimentos que garantem a integridade das informações do seu site, assim reforçando o compromisso do Banco Itaú Unibanco com a segurança e a privacidade de todos os clientes e não clientes que o utilizam.
De acordo com Behrouz (2004-pg.711) diz: “A segurança da informação envolve confidencialidade, integridade, autenticação e, finalmente, o não repúdio (a rejeição).”
A segurança atinge sua meta quando os Sistemas que se interagem protegem-se mutuamente contra as ameaças, ou seja, essa proteção deve abranger usuários, equipamentos e conexões entre departamentos, setores e se possível de parceiros. Essa proteção visa combater ataques físicos, lógicos, econômicos, financeiros, etc. Esquemas de segurança devem ser direcionados para proteção de E-mails, Web Sites, Intranets, Extranets, Redes Wireless, Portas de Comunicação, entre outros.
De acordo com Cicero (2007,pg.150) “ Cabe ressaltar que, o ambiente organizacional e a infraestrutura precisam de planejamento e manutenção constante, pois em muitos casos esses são os fatores que mais dificultam a proteção dos dados e dos Sistemas como um todo.”
1.1 Mecanismos de Segurança
O