Sábios e sabedoria de israel
Autoria: Não se sabe ao certo quem foi o autor da Epístola aos Hebreus, Clemente sugeriu que, Paulo escreveu em hebraico e que lucas traduziu para o grego. Orígenes acreditava que os pensamentos originais eram do apóstolo Paulo mas, não na forma escrita. Outras sugestões que são especulativas. Incluem os nomes de Apolo, Silas, Áquila, (Áquila ou Priscila), e Felipe.
Os primeiros recebedores: O título familiar Aos Hebreus recua até o segundo século, seu conteúdo confirma poderosamente que ela foi escrita para crentes Judeus.
Data: É impossível fixar a data da epístola com certeza absoluta, ainda que se possa dizer com considerável confiança que, muito provavelmente, ela foi escrita entre 60 e 70 D.C.
Motivo e propósito: Alertar os crentes ainda que esses eram indolentes (5.11-6.12) e desanimados (12.3-12) haviam perdido seu entusiasmo inicial pela fé (3.6,14;4.14;10.23,35). Haviam deixado de crescer, ou melhor, de progredir, e sofriam de séria deficiência no que tange à compreensão e ao discernimento espirituais (5.12-14). Estavam deixando de frequentar as reuniões cristãs (10.25) e de ser ativamente leais a seus lideres cristãos (13.17). Necessitavam ser novamente exortados a imitar a fé daqueles que os tinham precedido na viagem para a glória(13.7).
Motivo Propósito: O escritor não estava menos persuadido que, em contraste com o primeiro pacto, a revelação e a redenção outorgadas aos homens, em Cristo, são a verdade final de Deus. A obrigação de dar ouvidos e a certeza de completa provisão divina são, portanto, absolutas. Essas coisas fixam ou a plena salvação ou a final condenação do indivíduo. Portanto, a urgente preocupação do escritor sagradoé exortar seus leitores para que correspondam favoravelmente de modo franco, advertindo-os a dar ouvidos à mensagem do Evangelho, como convém fazer. O autor proveu um sólido fundamento para tais exortações e advertências mediante exposição, com algum detalhe, sobre a superioridade de