Sábado foi abolido
O Sábado aparece pela primeira vez na Bíblia no relato da Criação, quando ao terminar Sua obra de criar o mundo, Deus diz do dia Sétimo : ...” E abençoou Deus o dia Sétimo , e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.” Gên 2: 2-3. Note que a Bênção Tríplice não é dada sobre algo que se faz no dia sétimo, mas sobre o próprio dia.
ABENÇOOU – abençoar esse dia significa que ele foi diferenciado dos outros dias; a bênção dá ao Sábado uma preferência e superioridade sobre os demais dias. Vale lembrar que aquilo o que Deus abençoou, homem algum pode retirar a benção. Ver: Núm. 23: 20.
SANTIFICOU – Santidade é um atributo Divino. Só Deus é santo. Ele conferiu ao Sábado a Sua santidade. Significa que Ele separou e consagrou este dia para fins sagrados. O Sábado é um dia santo e solene. Êx. 31: 14; 35: 2
DESCANSOU – Deus descansou das Suas obras, pois as mesmas estavam prontas e completas. Não significa que Deus estava cansado e precisava descansar ( Isa. 40: 28 ), mas simplesmente para nos ensinar o que Ele queria que nós fizéssemos; para nos dar exemplo. Do mesmo modo eu pergunto: Jesus precisava ser batizado, uma vez que, Ele não tinha pecados? Não; mas Ele assim o fez para nos dar exemplo.
1- Mas quem garante que o “SÉTIMO” dia que fala em Gên 2: 2 é o Sábado e não o domingo ou outro dia qualquer? É a própria Bíblia que nos garante e nos diz que o sétimo dia é o Sábado e não outro!
Êx. 20: 8-11- “...mas o Sétimo dia é o Sábado do Senhor teu Deus” .
Êx. 16: 23-28 – “...mas o Sétimo dia é o Sábado”.
Mat. 28: 1 – “ E no fim do Sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana ( domingo )...”
2- O que significa a palavra SÁBADO? Tanto no hebraico ( Shabbath ), como no grego ( Sabbaton ) significa descanso, repouso, cessar as atividades – na própria origem da palavra.
3- Qual foi a sua origem? Esse dia representa a dádiva que Deus deu a Adão e Eva para que