SWOT
Swot, pode ser aplicado em tudo ??? por Claudia Denisy Matsuda
De acordo com Philip Kotler (1), “a análise SWOT é a avaliação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças (dos termos em inglês strengts, weaknesses, opportunities, threats)”. Esse estudo pode ser aplicado a qualquer assunto, produto ou projeto.
Após me formar como relações-públicas na Cásper Líbero, trabalhei por mais de um ano como coordenadora de eventos numa assessoria de imprensa que atendia a clientes da área de tecnologia. Com essa vivência, pude observar diferenças interessantes ao comparar esse tipo de evento a outros de diferentes segmentos. Neste artigo, utilizarei a análise SWOT para esboçar os principais pontos que tracei numa tabela, a qual não cabe aqui apresentar, transcrita em forma de texto.
Para elaborar a tabela, analisei a atividade “eventos” voltada aos jornalistas, como, por exemplo, coletivas de imprensa, em diversos segmentos, considerando hipoteticamente que meu cliente é da área de tecnologia e seus concorrentes das outras áreas. Assim, pude identificar as forças e as fraquezas:
Forças ou pontos fortes: possui enorme verba para esse tipo de evento, pois entende que precisa aproveitar as oportunidades com o público jornalista para mostrar como sua própria tecnologia é fundamental e funciona;
Fraquezas ou pontos fracos: depende exclusivamente da estrutura local (onde ocorre o evento) para não haver falhas tecnológicas; muitas vezes o custo torna-se muito alto, e a empresa necessita fazer parceria com outra organização da área de tecnologia que seja expert em outra sub-área dentro desta; não aproveita o evento para investir na comunicação visual de sua própria empresa, porque considera gastos com banner, convite, brindes, decoração e recepção supérfluos.
Na pequena análise apresentada acima, não muito aprofundada, podem-se avaliar as ameaças e as oportunidades:
Ameaças: caso não seja feito um estudo minucioso de verificação da