swot
Introdução:
Sabemos que a competitividade em vendas diretas no segmento de cosméticos está cada vez mais acentuada, devido à facilidade de novos entrantes internos ou externos.
Pelo uso da analise SWOT, podemos avaliar o posicionamento da empresa junto ao mercado, além de verificar as possíveis ameaças para perder posições atualmente conquistadas. É possível ainda estabelecer caminhos para alcançar os objetivos e desafios colocados, buscando relacionar o ambiente com a organização onde pretende operar, assim definindo estratégias que maximize os resultados.
Análise Swot:
A Natura, empresa líder no mercado Nacional de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, tem como concorrentes diretas empresas fortes, como a líder em venda direta mundial Avon, a rede de franquias Boticário e outras empresas estrangeiras como a Loreal, Lâncome, Elida Gibbs e Johnson & Johnson, além de outras empresas de porte menor, entrantes no mercado.
Como líder no mercado, a empresa busca principalmente a manutenção da fatia de mercado conquistado. A empresa não possui pontos de venda com vitrine para seus produtos, ao contrário de concorrentes como Boticário, e não os expõe em supermercados, comércios e shoppings, como a Johnson & Johnson, o que faz com que o valor investido com marketing e propaganda para divulgação de seus produtos seja extremamente alto.
A empresa Avon, sua principal concorrente nas vendas diretas, é a atual líder no mercado mundial neste segmento, atuando em toda América, na Europa Central e Oriental, Ásia e alguns países da África.
Diante da alta concorrência neste mercado, a Natura precisa criar estratégias para continuar inovando e expandir sua atuação no mercado mundial, mantendo sua posição de líder nacional no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor de venda direta.
A Natura Cosméticos S/A possui uma excelente liquidez financeira. Suas contas a receber de clientes são todas a curto prazo.