Memorial 2
Aluna: Gheysa Mara da Silva Souza
Local: Canarana – MT
Caderno 2 – Memorial
Pág. 41
Converse com um colega que trabalha junto com você sobre “a Corte portuguesa veio morar na colônia”. Sim. Então, que escolas foram criadas por D. João VI? Quem não frequentava a escola? Porquê?
Neste capítulo pudemos observar que os jesuítas, em grande parte, usaram da desculpa de evangelização para usurpação de terras. Negaram a identidade indígena e todos os seus atributos. Usaram de manifestações de poder para conquistarem aquilo que, de fato, não eram dos portugueses, e sim dos primatas que aqui residiam. Ainda concordo que seria muito melhor que nunca tivessem passado por aqui No entanto, a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil foi muito importante para a Inglaterra mas, foi mais ainda para o Brasil. Foi durante o governo de D. João, com o fim do Pacto Colonial e outras medidas, que o Brasil começou a se libertar do domínio português. Mas sobre as escolas pode-se dizer que eram somente para a burguesia, para a elite. Apolítica era formar não apenas juristas, mas também advogados, deputados, senadores, diplomatas e funcionários do Estado e, de maneira geral, as ações foram dirigidas para criação de cursos de formação jurídica, militar, médica e eclesiástica. Somente quem tinha dinheiro poderia estudar, e para dar aulas os professores eram trazidos da Europa ou os filhos das elites que retornavam ao país após seus estudos. Os pobres eram vistos como inferiores então ficavam com o tipo de serviço braçal. E não podiam frequentar a escola.
Pág. 74
Quais são as indústrias, fábricas, laticínios, frigoríficos, hospitais, hotéis, supermercados que estão instalados em sua cidade? Organize uma discussão na sua escola, um debate sobre a relação “escola