História da Raça Tabapuã
03-Mar-2008
A Origem do Tabapuã
O gado TABAPUÃ tem uma origem tropical. Antonio da Silva Neves escrevia em 1912 que o "gado mocho foi introduzido pelos colonizadores, dando origem ao gado mocho do sertão, onde foi outrora numeroso. Dali irradiou-se para o sudoeste, originando as raças mocha de Araxá e a raça mocha de Goiás. O gado mocho era precoce, vigoroso, fecundo, de aptidão criatófora inexcedível". O gado caracu e o mocho nacional já estavam sendo selecionados pelo governo de São Paulo em 1915. há muito tempo, portanto, que o mocho era um gado tropicalizado.
A história do TABAPUÃ começa em 1907, quando José Gomes Louza da região de Leopoldo Bulhões, Goiás, adquiriu vários reprodutores indianos da importação incentivada por João Pinheiro. Três desses animais foram parar nas mãos dos Irmãos Saliviano e Gabriel Guimarães, criadores de gado Mocho Nacional, em Planaltina, hoje parte do Distrito Federal. Ali teriam surgido os primeiros zebuínos mochos da história. Naquela época, ninguém se interessava por um gado mocho para corte pois as grandes boiadas não eram adequadas para esse tipo de gado. O gado mocho de então era de dupla aptidão, não sendo obrigado a realizar longas marchas.
Em 1912, vários produtos mochos, dos Irmãos Guimarães estiveram presentes na Feira da cidade de Goiás, já com fortes traços de zebuíno. É que consta na revista "Informações Goianas" da época.
A importação de Ravísio Lemos, em 1930, despertou nos brasileiros um sentimento de retorno às raças puras indianas que iria permanecer até 1945. Nesse momento não era propício obter produtos mochos pois o que realmente tinha valor no mercado eram os produtos de raça pura !
Por volta de 1933, Lindolfo Louza, filho de José Gomes, adquiriu dos Irmãos Guimarães, dois touros e 21 vacas mochas, passando mais tarde esse gado para seu filho, Lourival Louza, que se dedicou exclusivamente a um cruzamento com o Nelore. Esse trabalho realizado na Fazenda