estudante
1 – Introdução :
Tabapuã é uma raça zebuína formada com predomínio com sangue Nelore, com algum cruzamento com Guzerá ou Indubrasil e com algum sangue de Mocho Nacional de onde veio a característica mocha.
O animal foi desenvolvido a partir de 1907 no interior de Goiás. Entre sua principais características destaca se a adaptabilidade. Hoje a raça Tabapuã, que tem apresentado um crescimento qualitativo e quantitativo vertiginoso, com um universo de centenas de milhares de cabeças, é criada em todos os estados brasileiros e também na Argentina, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Guatemala e Angola.
Atualmente considerado como uma das melhores raças para produção de carne em menor tempo, fazendo jus ao título de "O Zebu Mais Precoce".
Não é apenas o ganho de peso do Tabapuã que entusiasma os criadores, mas as diversas qualidades dos animais, tais como a docilidade, fertilidade, precocidade reprodutiva, conformação frigorífica e uma excelente habilidade materna.
2 - Origem:
O Tabapuã é um animal de origem brasileira, desenvolvido a partir de 1907, no município Leopoldo de Bulhões, no interior de Goiás, quando um produtor fez o cruzamento entre o mocho nacional e vários reprodutores indianos, levando a produção dos primeiros zebuínos mochos da história.
Informações da ABCT (Associação Brasileira de Criadores de Tabapuã), dão conta de que já em 1912 esses animais foram cruzados com o Nelore, resultando no conhecido gado baio mocho. E finalmente, em 1940, um produtor paulista, do município de Tabapuã, incluiu o Gir no cruzamento, resultando na nova raça: Tabapuã.
3-Características:
Entre todas as qualidades do Tabapuã, a mais se destaca é a adaptabilidade, podendo ser criado com excelência de Norte a Sul do país. Além disso, existe a precocidade e a boa conformação de corte.
As vacas pesam entre 450 e 650 kg, com recorde de 941 kg; os touros pesam entre 880 e 1.050 kg, com recordes acima de 1.100kg.