swot
TRABALHO
BLOCOS ECONOMICOS REGIONAIS
PERFIL ECONOMICO, SOCIAL E POLITICO DE PAISES PERTENCENTES A BLOCOS ECONOMICOS MUNDIAL.
Professor:
Antônio Carlos de Oliveira
Aluno:
DAVID MARIANO DE JESUS FERREIRA
112162
Uberlândia – 12/11/2014
Coreia do Sul, oficialmente República da Coreia, é um país da Ásia Oriental, localizado na parte sul da Península da Coreia. Sua única fronteira terrestre é com a Coreia do Norte, com a qual formou apenas um país até 1945.
Capital: Seul
Moeda: Won sul-coreano
População: 50,22 milhões (2013) Banco Mundial
Presidente: Park Geun-hye
Primeiro-ministro: Jung Hong-won
Língua oficial: Língua coreana
Regime de governo
Desde o estabelecimento da república moderna em 1948, a Coreia do Sul debateu-se com sequelas de conflitos bélicos, como a Guerra da Coreia (1950-1953) e décadas de governos autoritários. Apesar de ser oficialmente uma democracia de estilo ocidental desde a fundação da república, as eleições presidenciais sofreram grandes irregularidades que só terminaram em 1987, quando as primeiras eleições diretas e justas foram levadas a cabo e o país passou a ser considerado como uma democracia multipartidária.
O chefe de estado da República da Coreia é o presidente, eleito por voto direto popular para um único mandato de cinco anos. Além de ser o mais alto representante da república e o comandante-em-chefe das forças armadas, o presidente também tem consideráveis poderes executivos e nomeia o primeiro-ministro depois de aprovado pelo parlamento, além de também nomear e presidir o Conselho de Estado, ou governo.
O parlamento coreano, unicameral, chama-se Assembleia Nacional, ou Gukhoe (국회). Os seus membros servem em mandatos de quatro anos. A legislatura tem atualmente 299 lugares, dos quais 243 são eleitos por voto regional e os restantes são distribuídos por votos de representação proporcional. O corpo judiciário mais elevado é o Supremo Tribunal,