SWOT
Pontos Fortes
Para ajudá-lo a entender seus pontos fortes, imagine-se como um produto competitivo no mercado. A força pessoal é um trunfo para você como um produto e pode ser usada como uma forma de diferenciar-se dos outros ao entrevistar ou tentar obter a sua próxima promoção. Exemplos de forças: fortes habilidades de gerenciamento de projetos, capacidade de melhorar ou reengenhariar processos, experiência e formação em se apresentar para um grande público, habilidades de vendas bem sucedidas.
Fraquezas
A fraqueza pessoal é uma obrigação ou uma área de oportunidade para o crescimento. Estas são características que você poderia melhorar para aumentar as oportunidades futuras de emprego. Exemplos: fala desconfortável diante de um grande grupo, tendência à procrastinar, pobre ouvinte.
Oportunidades e Ameaças
Ao pensar sobre as suas oportunidades e ameaças, eu sempre acho mais fácil começar com as "ameaças". Tente comparar-se com pessoas que você provavelmente vai competir em um próximo emprego ou promoção. Então, o mais objetivamente possível, julgue suas ameaças e determine as possíveis formas de superá-las.
1 – Divida o cenário empresarial em duas partes
Com o objetivo de entender melhor o cenário em que a empresa está inserida, é necessário dividi-lo em ambiente externo (variáveis que afetam a empresa de fora para dentro) e ambiente interno (variáveis que partem da companhia, de dentro para fora).
2 – Defina o ambiente interno
No ambiente interno, é necessário determinar as forças e fraquezas de uma companhia em comparação com outras empresas do mesmo ramo de atuação. Tais variáveis são determinadas por meio do próprio contexto da companhia, das ações realizadas, e devem ser sanadas pelos líderes e suas