Swot
Na semana passada já mostramos que o Android superou o Nokia Symbian em vendas no último trimestre de 2010, e agora, surge mais um indicativo de que a Nokia esta à procura de parceiros para revitalizar sua companhia e ingressar no mercado de smartphones com um aparelho que consiga competir neste mercado tão competitivo e aquecido. Esse parceiro ainda esta incerto. Pode ser o Android e pode ser o WP7 (Windows Phone 7).
Embora a Nokia ainda venda bastante “celulares burros” ou seja, celular que não são smartphones, a empresa Finlandesa vem perdendo o mercado de smartphones para todos os outros competidores, em especial para o Android, de uma forma frenética.
A verdade é que até no mercado de baixo nível dos “celulares burros” a Nokia vem perdendo mercado para a Chinesa ZTE, na Asia. Nem mesmo na Europa, seu território de maior influencia, ela esta conseguindo competir com a Samsung. Na India, a quarta maior economia do planeta, a Nokia demorou muito em lançar aparelhos que aceitem 2 chips (dual SIM), perdendo mercado para fabricantes locais.
Através de um memorando internet, o novo CEO da Nokia, expos seus pensamentos sobre a compania. Seguem alguns trechos traduzidos do memorando:
“…há um calor intenso vindo dos competidores mais rapidamente do que jamais previsto. A Apple chacoalhou o mercado ao redefinir como um smartphone deveria ser, atraindo desenvolvedores para um sistema fechado, porém muito poderoso ecossistema. “
“Eles mudaram o jogo, e hoje, a Apple domina o mercado de alto nível.”
“A Google virou uma força gravitacional, atraindo grande parte da inovação da industria para o si.”
“Nós temos algumas fontes brilhantes de inovação dentro da Nokia, mas nós não estamos lançando no mercado com a rapidez necessária. Nós pensamos que o MeeGo seria a plataforma que iria ganhar o mercado de alto nível de smartphones. Porém, nessa taxa, até o final de 2011, nós teremos talvez apenas um