Svn controles de versão
Controle de versão é a arte de gerenciar mudanças em informações. Para programadores, é um paradigma obrigatório a ser seguido para assegurar a saúde do código-fonte, ainda mais em grandes equipes atuando cada qual em partes distintas de um projeto. Subversion, ou simplesmente SVN, é uma ferramenta de controle de versão muito poderosa que permite, além do desenvolvimento colaborativo a partir de um repositório único, merge de conteúdo, armazenamento de logs e geração de estatísticas diversas. Atuando como a máquina do tempo do desenvolvedor, ferramentas com o SVN permitem retornar o código a um estado anterior, facilitando a análise implementações realizadas e a mesclagem de implementações distintas de períodos diferentes para a criação de uma única versão.
Termos e conceitos básicos
Repositório - É o local aonde estão contidos todos os arquivos do projeto. É armazenado no banco de dados do SVN.
Working Copy - Literalmente, uma cópia de trabalho local na qual o desenvolvedor atua. É criada sempre que é feito checkout de algum projeto.
Checkout - Ato de fazer download de um projeto para a máquina local, de modo que seus arquivos estejam vinculados ao SVN e passíveis de manipulação. O projeto para o qual será feito o checkout deve existir no repositório.
Import - Ato de envio dos arquivos de um novo projeto para o repositório. Após o import, obrigatoriamente um checkout deve ser realizado para que a working copy seja vinculada ao SVN.
Export - Ato de obtenção de um projeto do repositório sem vinculação ao SVN.
Commit - Ato de envio das modificações realizadas localmente para o servidor SVN.
Update - Ato de obtenção das atualizações presentes do servidor SVN, atualizando a cópia local
Revision - Número que identifica cada uma das alterações ou conjunto de alterações realizadas em um repositório. Tal número é obtido a partir de uma sequência a qual é compartilhada por todos os diretórios do