sutentabilidade
Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?” Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.
As construções sustentáveis representam novo paradigma na área, segundo o qual é possível construir sem agredir o meio ambiente. Utilizar materiais ecológicos, gerenciar corretamente os resíduos, incentivar o reuso de água e a iluminação natural são exemplos de posturas sustentáveis
Para avaliar se uma construção é, de fato, sustentável, foi criado um padrão internacional, a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design),do USBGC (United States Green Building Council). O selo possui reconhecimento internacional e consiste na avaliação e atribuição de pontos aos vários itens de sustentabilidade da construção.
A avaliação da Certificação LEED é realizada por meio de pré-requisitos e créditos a serem atendidas nas categorias: Sustentabilidade do Espaço, Racionalização do Uso da Água, Eficiência Energética, Qualidade Ambiental Interna, Materiais e Recursos, Inovação e Processos de Projeto e Créditos Regionais.
Os pré-requisitos são condições mínimos a serem atendidas pelo projeto, para que o mesmo tenha direito a acumulação de pontos para certificação, caso não sejam atendidos o projeto não poderá ser certificado.
Os Créditos (recomendações) valem pontos que variam de acordo com a categoria a ser atendida, a partir de um número mínimo de pontos a construção poderá ser certificada, podendo ser: Certificada, Prata, Ouro ou Platina.
Tudo começa assim:
Depois torna-se isto: Após o término