sustentação do corpo dos animais
Além da sustentação, o sistema esquelético também atua como reservatório de cálcio e na formação das células do sangue. O esqueleto serve como um verdadeiro reservatório de cálcio para o corpo estando em equilíbrio dinâmico com o cálcio solúvel nos líquidos extracelulares do corpo.
Nos animais podemos encontrar basicamente três tipos de esqueletos: esqueleto hidrostático, exoesqueleto e Endoesqueleto.
Hidrostático:
O esqueleto hidrostático é o tipo mais simples, sendo encontrados nos animais invertebrados de corpo mole como os anelídeos e cnidários. Este esqueleto não é formado por estruturas ósseas, mas, assim como o próprio nome diz, é formado por um volume de água fechado em uma determinada cavidade do corpo.
Exoesqueleto:
Diferentemente do nosso, o exoesqueleto, na realidade, é uma camada resistente que cobre o corpo de alguns invertebrados e não é formado por ossos. O tipo mais conhecido é aquele presente nos artoprodes, tais como aranhas, escorpiões e caranguejos. Nesses animais, a estrutura é composta principalmente de quitina, um polissacarídeo resistente. Nos crustáceos, tais como lagostas e caranguejos, o exoesqueleto ainda é mais rígido, uma vez que apresenta, além de quitina, sais de cálcio.
Endoesqueleto:
Endosqueleto ou Endoesqueleto, literalmente significa “esuqleto interno/interior" trata-se do esqueleto interno que ocorre nos animais, em especial nos vertebrados, sendo a estrutura de sustentação ou proteção do corpo.
Nos vertebrados, o esqueleto é formado por ossos ou peças de cartilagem,articulados a que se prendem os musculos esqueleticos, responsáveis pelos movimentos.
Nas esponjas, o esqueleto é formado por espiculas calcarias ou siliciosas.
Classificação dos ossos:
O esqueleto humano possui 206 ossos, o que totaliza, aproximadamente, 14% de nossa massa corporal. O maior osso de nosso corpo é o fêmur, mais conhecido como o osso da coxa, enquanto que os menores ossos são os ossos da orelha média (bigorna,