Sustentabilidade
CAMPUS POÇOS DE CALDAS
AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO
ANIMAL NAS REGIÕES SEMIÁRIDA BRASILEIRA E TOSCANA NA ITÁLIA
Poços de Caldas
Julho – 2013
Introdução
Esse trabalho foi feito com objetivo de avaliar a sustentabilidade de sistemas de produção animal levando em conta apenas quatro princípios da sustentabilidade que são:
Viabilidade econômica dos sistemas;
Desenvolvimento humano dos envolvidos nos sistemas de produção;
Conservação dos recursos naturais sejam eles água, ar e solo, utilizados para a produção nos sistemas;
Preservação do ecossistema em que os sistemas estão inseridos. Avaliaram 30 unidades de base familiar nas regiões da Toscana, Itália e semiárido brasileiro.
Desenvolvimento
Desde o século XIX que a agropecuária vem sofrendo transformações, e com a segunda revolução industrial os produtos passaram a serem produzidos rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo, porém, com o aumento da maquinização, houve a substituição da mão-de-obra, aumentando com isso o desemprego, acarretando o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades. Essas transformações procuravam aumentar a produção e a produtividade agropecuária para acabar com a fome no mundo, principalmente nos países desenvolvidos. Na verdade, o que aconteceu foi a geração de uma massa de desempregados que migrou para as cidades, que não estavam preparadas para esse novo fluxo. Buscando-se minimizar os impactos que estas transformações vêm ocasionando principalmente ao ambiente, surgiu à proposição de uma agropecuária orgânica como alternativa a agropecuária convencional. A agricultura orgânica apresenta-se como um mercado inovador, inclusive para o agricultor familiar, em decorrência da baixa dependência por insumos externos, pelo aumento de valor agregado ao produto com consequente aumenta de