Sustentabilidade
Disciplina: Sustentabilidade na construção civil
Curso: Engenharia Civil
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. DIAGNÓSTICO DA RESIDÊNCIA
4. PROPOSTAS QUE VISAM CARACTERÍSTICAS SUSTENTÁVEIS PARA A RESIDÊNCIA EM ESTUDO
5. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Para ser possível a realização de um projeto residencial sustentável é necessário, primeiramente, que esteja claro para o projetista o conceito de sustentabilidade. Logo, deve-se ter em mente que são levados em consideração, nesse tipo de planejamento, aspectos ambientais, sociais, culturais e econômicos.
Sustentabilidade é um conceito amplo, relacionado com a continuidade dos aspectos citados anteriormente da sociedade humana. (Atitudes Sustentáveis, 2011)
É desejável que a sustentabilidade seja um meio de configurar as atividades humanas, de maneira que a sociedade, os indivíduos que a constitui e suas economias possam atender às suas necessidades, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e também agindo de maneira a atingir contínua eficiência na manutenção desses ideais considerados sustentáveis.
A residência em estudo encontra-se localizada no bairro Instituto Agronômico em Belo Horizonte e nela habitam seis pessoas, entre elas dois idosos.
2. OBJETIVO
Esse trabalho tem como objetivo a elaboração de propostas para tornar uma casa, atualmente habitada, mais viável, ou seja, com características mais sustentáveis. Dessa forma, serão apresentadas pequenas propostas de modificações da atual configuração de uma residência localizada na Rua São Marcos, pertencente ao bairro Instituto Agronômico em Belo Horizonte. Essas modificações levarão em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais de acordo com as características da família residente.
3. DIAGNÓSTICO DA RESIDÊNCIA
É sabido que existe uma quantidade enorme de características não sustentáveis que devem ser consideradas quando se tem a intenção de