Sustentabilidade
Estratégia e Sustentabilidade
Atualmente, é esperada das empresas uma postura comprometida com o desenvolvimento sustentável, a redução da pobreza e o aumento da expectativa de vida da população, é importante que as organizações se envolvam principalmente com a proteção do meio ambiente, que a cada segundo esta se tornando um problema irremediável.
Constantemente as empresas descobrem novas formas de administrar de acordo com diretrizes para o desenvolvimento sustentável. Na área científica, são inúmeras as pesquisas voltadas para a preservação da vida no planeta; no campo das políticas públicas, surgem leis que pretendem impedir a depredação ambiental e promover uma atuação mais ética, mais respeitosa para todos. Cada vez mais surgem movimentos de educação ambiental, preservação cultural e resguardo do patrimônio da humanidade. A relação do homem com a natureza está mudando na mesma medida em que cresce o respeito à vida.
Um número crescente de companhias vem reconhecendo os benefícios das políticas e práticas da sustentabilidade corporativa. A responsabilidade social corporativa tem um impacto positivo no desempenho econômico da empresa e que pode ser medido de várias maneiras.
A sustentabilidade vem se intensificando no ambiente corporativo, apesar do conceito ainda não estar totalmente formado, o termo já começa a fazer parte da pauta das reuniões e do planejamento estratégico da maioria das empresas.
A tendência normal de qualquer atividade empresarial pressupõe a geração de resultados satisfatórios ao negócio e aos investidores. O lucro é necessário e deve ser buscado sempre pelas empresas, além de ser visto como uma espécie de combustível que permite alcançar os objetivos e a missão. Além deste contínuo objetivo econômico, novos fatores passam a compor a diretriz estratégica das empresas, visto que a geração de empregos e o recolhimento de impostos não são mais