Sustentabilidade
No programa veiculado hoje, dia 2 de maio, o reitor João Grandino Rodas falou sobre sustentabilidade, o Dia do Trabalho – comemorado em 1º de maio, o histórico que envolve a criação desta data no mundo e no Brasil; além de comentar sobre as negociações do Conselho dos Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp) com o Fórum das seis – que representa funcionários e professores da USP, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).
A sustentabilidade parece ser a palavra da moda atualmente e a principal tendência das organizações, em todos os segmentos. E, na USP não poderia ser diferente, por isso foi lançado o Programa de Incentivo à Sustentabilidade da USP, cujos projetos devem ser enviados até o dia 22 de junho.
“Esse é um programa da Superintendência de Gestão Ambiental que apoiará financeiramente projetos que tenham como objetivo o de promover ações de conservação dos recursos naturais da Universidade, propiciar um ambiente saudável e ambientalmente seguro nos campi, educar visando à sustentabilidade e construir, de forma participativa, uma Universidade sustentável, como modelo para a sociedade brasileira”, afirma o reitor.
As propostas para este Programa devem ser elaboradas de acordo com os princípios e as diretrizes estipuladas pela Superintendência e incluir ações relacionadas a campanhas de preservação, conservação de recursos naturais, reciclagem, coleta seletiva, descarte de material químico e biológico, educação ambiental e de sustentabilidade e novas tecnologias. As ações aprovadas deverão ser realizadas no período de um ano e receberão apoio financeiro de até R$ 50.000,00 por projeto, para cobrir despesas de material, serviços terceirizados, bolsas de estágio e transporte.
Além disso, o reitor destaca que a Superintendência tem trabalhado na sua reformulação e mantém o apoio às atividades desenvolvidas pelo programa nos diversos campi. Para diminuir o consumo