Sustentabilidade
AUTORES: Bruno Rocha Fernanda Pereira Alves Ramos João Carlos Pereira Márcia Rejane Teixeira Souza Natália Cristina Pereira da Silva PROFESSORA ORIENTADORA: Mônica Lucchesi Batista
RESUMO
A sustentabilidade e a responsabilidade social têm ganhado hoje grande ênfase por se tratar de conceitos de extrema importância, envolvendo assim a sociedade e também as gerações futuras. Por isso, foi necessário avaliar quais são os métodos ou atitudes tomadas pelas organizações em relação ao tema. Analisamos que falta na mídia maior incentivo e atenção voltada para a responsabilidade e sustentabilidade. Então observamos que as empresas precisam adotar métodos de tecnologias mais avançadas para amenizar o gasto dos recursos não renováveis garantindo assim, preservação do meio ambiente e segurança da sociedade. Avaliando o balanço social e artigos, permitiu identificarmos as ações que empresas desenvolvem em relação ao tema proposto.
PALAVRAS-CHAVE: consumo responsável, recursos naturais e tecnologia.
1. Introdução
Quando se fala sobre responsabilidade social, pode-se concluir que as empresas de hoje não pensam somente no seu público interno, que seria seus trabalhadores, mas também na sociedade que é o seu público externo, dando o retorno positivo em vista de suas ações e consequências ao meio ambiente.
As empresas não visam só boas ações, mas também querem obter lucro, satisfação esperada de seus clientes e o conforto da sociedade.
A responsabilidade social surge como resgate da função social da empresa, cujo objetivo principal é promover o
desenvolvimento humano sustentável, que atualmente transcende o aspecto ambiental e se estendem por outras áreas (social, cultural, econômico, política), e tentar superar a distância entre o social e o econômico, obrigando as empresas a repensar seu papel e a forma de conduzir seus negócios. (Dias, 2006).
A consciência ambiental, contida na