Linguagem e comunicação visual
Muito simples, deve-se traçar uma linha dividindo-o ao meio. Esta linha que divide as figuras em duas metades é chamada de eixo. Se os dois lados forem iguais, tem-se uma figura simétrica. Se os dois lados forem diferentes, ela é assimétrica.
A simetria, por sua vez, pode ser: › Simetria real ou › Simetria bilateral, sendo que em ambas as duas metades são exatamente iguais.
Simetria radial: todas as retas passam pelo centro de um círculo ou se irradiam do centro para fora
Exemplos de Simetria na natureza.
Bromélia
Borboleta
Também nesta imagem uma simetria em espelho d‘água, como no Palácio da Alvorada acima
Aprofundando mais um pouco........
A simetria axial ou reflexão é uma transformação que produz na imagem o efeito de espelhamento sem, no entanto, alterar as dimensões da figura. Como por exemplo, na arte do Mosaico.
Nesta obra de Escher ocorre também a simetria axial
Geométrico em verde e azul, 1950 – Alfredo Volpi
Fachada Singela, 1950. Alfredo Volpi
Emblema, 1987.
Emblema, 1978.
A simetria também se pode expandir para o corpo, principalmente o ROSTO. Foram feitos estudos em que os participantes foram dados fotografias de várias rostos de pessoas e lhes disseram para avaliar o grau de beleza ou de atratividade das faces nas fotos. Um pouco por todo o mundo, todas as culturas apontam as pessoas mais atrativas como aquelas que têm a face mais simétrica.
Rostos simétricos = porque vc ama quem vc ama
Neste exemplo acima temos o original da foto da face dum rapaz com óculos escuros, e depois temos duas variantes da foto original mostrando a cara como se as duas metades da face fossem perfeitamente simétricas, apenas com algumas proporções diferentes, mas simétricas de qualquer forma.
Angelina simétrica
Angelina