Sustentabilidade
A companhia de aviação TAM, sempre teve uma preocupação com suas obrigações sociais e em manter sua relação com a comunidade. Uma empresa deste porte, não poderia lidar diferente com essa situação.
O assunto sustentabilidade vem crescendo e se tornando essencial para empresas, como as de aviação sendo uma grande poluidora. Uma vez que a queima de combustível é um fator essencial aos voos da Tam, e causada muita poluição, a companhia não poderia se posicionar diferente como dando mais importancias a assustos ligados ao meio ambiente e a sustentabilidade.
Para isso, atualmente a TAM, inseriu em seu plano estratégicos a sustentabilidade, abrangendo aspectos sociais econômicos e ambiental.
As áreas recentemente constituídas, estão subordinadas a Vice Presidência de Gestão de Pessoas e Conhecimento, assim como um Comite Executivo de Sustentabilidade que faz parte o presidente da TAM, que tera como uma de suas principais responsabilidades validar ações que assegurem aspectos de sustentabilidade em suas campanhas.
Uma maneira de exemplificar o reposicionamento da companhia de aviação em relação a implementação de gestões voltadas a sustentabilidade, foi a escolha da empresa pela Bovespa para fazer parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE). O ISE apresenta as diversas ações de empresas que obtiveram melhores planos ligados a sustentabilidade.
Em relaçao aos seus stakeholders, a TAM estabelece diálogos sobre todos os aspectos relevantes à sustentabilidade, para isso, a empresa disponibilizou um o canal do fornecedor para esse público.
A TAM tornou-se a primeira companhia aérea da América do Sul, a se listar nas empresas signatarias do Pacto Global (http://www.unglobalcompac.org/), reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentavel, ampliação na atuação socioambiental e divugação de diretrizes do Pacto a todos que direta ou indiretamente, participem de seu cotidiano.
Fonte: