Sustentabilidade
Esse trabalho tem por objetivo definir sustentabilidade, mostrar sua importância em diferentes aspectos, bem como integralizá-lo com as disciplinas vivenciadas no semestre.
Sustentabilidade é um processo de continuidade, desta forma, nosso trabalho busca expor como essas vertentes pode manter-se em equilíbrio ao longo do tempo, ou seja, correlacionando e integrando de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade.
É evidente que toda atividade que envolve e aglutina pessoas tem uma regra clara: para ser sustentável, precisa ser economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta.
Desenvolvimento Sustentável
Quem primeiro usou o termo “Sustentabilidade” foi à norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país. Em 1987, como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, Gro publicou um livreto chamado Our Common Future, que relacionava meio ambiente com progresso. Nele, escreveu-se pela primeira vez sobre esse conceito, podemos observar na frase abaixo uma bela definição de Gro:
“Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.
Sua proposta não era só salvar a Terra cuidando da ecologia, mas suprir todas as necessidades de gerações sem esgotar o planeta.
Integralização com as disciplinas
Nunca se falou tanto em Sustentabilidade como nos dias de hoje, um dos temas mais discutidos em empresas, faculdades, ong’s, governos etc. Dizer sobre Sustentabilidade é muito amplo, pois abrange diversas matérias e estudos. Vou relacionar com Sociologia, que consiste em, estudar o social, as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento, costumes e hábitos humanos em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. As pessoas precisam compreender que a importância de se