Sustentabilidade
Módulo: 4
Atividade: Individual
Título: Meio ambiente e comércio exterior – problema ou solução
Aluno: Alexandre Faria Lobão
Disciplina: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável MGM
Turma: 89
Introdução
Nos últimos anos ocorreu um crescimento nas exportações mundiais, principalmente nos países desenvolvidos. No entanto, nesse mesmo período, a preocupação ambiental ganhou espaço, onde os padrões de consumo e produção tiveram que ser reavaliados. Essa reavaliação se fez presente em forma de tratados, normas e convenções internacionais. Onde, nada impede que o comércio internacional seja tratado de acordo com os princípios ambientais, lembrando que o desenvolvimento sempre foi tido como impacto para o meio ambiente.
E infelizmente as normas internacionais de gestão ambiental, dados os riscos de serem distorcidas ou discriminatórias de partes sem condições de cumpri-las, estão no meio desse antagonismo. Aspecto que fortalece o quanto fundamental é não dissociar os efeitos do comércio exterior, sejam eles positivos ou negativos, dos desafios para alcançarmos o Desenvolvimento Sustentável.
Justificativa
O aumento da preocupação quanto ao tema “meio ambiente e comércio exterior” tem conduzido à inúmeros acordos e entendimentos de vários tipos. Porém, verifica-se que tal preocupação, às vezes, vestida de “lobo em forma de cordeiro”, deve ser bem avaliada a não deixar que medidas restritivas de um extremo cuidado com o meio ambiente. Pois isso faz com que o protecionismo disfarçado de preocupação ambiental, tornem-se um instrumento mau utilizado nas mão dos governantes.
Da mesma forma que a preocupação com o meio ambiente cresce, crescem também as restrições usadas pelos governantes, onde nem sempre possuam, a verdadeira preocupação com o meio ambiente. Na maioria das vezes observa-se que o longo discurso, normas e outras medidas, prestam-se somente a disfarçar o protecionismo.
Desenvolvimento
Em