Sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades que visam suprir as necessidades dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
A Sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.
A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações garantindo uma boa qualidade de vida.
2. Profissionais do Ramo
Os profissionais de sustentabilidade não têm formação específica. Podem ser engenheiros, educadores, advogados, gestores, biólogos, entre inúmeras outras possibilidades. Podem atuar no setor público ou no privado, em instituições de ensino ou no terceiro setor. Podem atuar, ainda, como autônomos ou em consultorias.
Podem ter em seu currículo inúmeros cursos na área ou, mesmo sem ter se formado em um curso específico, compreender inteiramente o conceito e ter praticado a sustentabilidade em seu dia a dia, no seu trabalho, de forma a se tornar especialista no assunto.
Podem ocupar cargos diversos, em departamentos diversos, não estando necessariamente dentro de uma Diretoria ou Gerência de Sustentabilidade.
Atualmente já ouvimos falar em siglas adotadas aos profissionais desse ramo, como o CEO (Chief Executive Officer) ou CFO (Chief Financial Officer) que referem-se aos Diretores de Sustentabilidade, que têm como missão desenvolver estratégias de sustentabilidade dentro de uma empresa.
Em outubro de 2011, foi formalizada a ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, com a missão de representar, conectar e fortalecer a atuação do profissional de sustentabilidade. Com isso, percebemos o crescimento inegável desse novo perfil profissional e permanecemos