Sustentabilidade
Os funcionários de uma organização devem sempre ser motivados a fazerem o melhor possível, ultrapassando todos os resultados e metas esperadas o que levam a serem remunerados não somente por fazerem parte da organização. Muitas organizações, principalmente as bem-sucedidas, hoje trabalham com programas de remuneração flexível e variável, que mexem com o brio dos funcionários e elevam a sua motivação.
Para funcionar dentro de certos padrões de operação, as organizações dispõem de um sistema de recompensas e de punições a fim de balizar o comportamento das pessoas que dela participam. Se faz importante estas recompensas principalmente as financeiras porque aumentam a consciência e a responsabilidade do indivíduo e do grupo dentro da organização, que incentivem o espírito de missão da empresa, ampliem a interdependência do indivíduo para com o grupo e do grupo para com toda a organização, ajudem a enfatizar a constante criação de valor dentro da organização. A recompensa financeira esta relacionada ao tempo de serviço do funcionário, o resultado departamental, desempenho excepcional e realização empresarial.
As recompensas são concedidas quando a organização chega ao seus objetivos: Fabricar determinado produto, proporcionar um determinado tipo de serviço, alcançar determinado índice de produtividade, aumentar as vendas de produtos/serviços, elevar a margem de lucro operacional, cobrir e conquistar maior número de clientes, aumentar a satisfação dos clientes, melhorar a imagem da organização.
Hoje em dia com a alta competitividade somente a remuneração fixa já não é mais estimulante para a motivação dos funcionários, por isso muitas organizações optam por remuneração variável ou por competência.
As vantagens da remuneração fixa são: Facilita o equilíbrio interno e externo, homogeniza e padroniza os salários dentro da organização, facilita a administração dos salários e o seu controle