Maias, incas e astecas
Palenque foi construído no pé e nas laterais de um sitio especialmente preparado encosta. O local abrange uma área de 6 quilômetros quadrados. Apenas o grupo principal, que abrange uma área de 37 hectares, foi liberado e está acessível ao público. Centena de sitios ainda não foi escavada coberta por grossas paredes de espinho carregado de vegetação rasteira e árvores na selva.
Palenque glyphs
Também descoberto no Templo das Inscrições, foram três painéis esculpidos com símbolos que constituem uma das mais longas inscrições maias conhecidos (617 blocos glíficos). A interpretação das inscrições deu a história dinástica da cidade do início do século 6 ao tempo de Pakal (615-83). Informações sobre os nomes de seus governantes e outras figuras importantes, datas de nascimento, casamentos e do início e término de conquistas armadas foram datados a partir de informações obtidas a partir dos símbolos. Rituais de Palenque ea precisão de seu calendário foi definitivamente estabelecido.
Quem são os maias
A civilização Maia surgiu , segundo indícios, há 3000 anos, na região que abrange o sul do México, Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras. Apesar de viverem com uma economia basicamente agrícola, são considerados os donos das mais sofisticadas edificações, templos, observatórios e belas artes do Antigo Mundo. Desenvolveram uma escrita hieroglífica; na matemática desenvolveram o conceito do zero; na astronomia mapearam as fases e cursos de vários corpos celestes, em especial da Lua e Vênus, além de terem construído um dos mais precisos e polêmicos calendários de todos.
A sociedade maia possuía um tipo de organização bastante rígido e primordialmente determinado pelo nascimento do indivíduo. No topo da hierarquia estava a família real, os ocupantes dos cargos políticos mais prestigiados e os ricos comerciantes locais.
ITZAMNA
Era o deus dos céus, do dia e da noite, auxiliando a humanidade com os seus poderes de cura. Para os maias, ele era o inventor da