Sustentabilidade
EMERSON APARECIDO GONÇALVES
SUSTENTABILIDADE
Apucarana
2013
EMERSON APARECIDO GONÇALVES
SUSTENTABILIDADE
Pesquisa bibliográfica sobre sustentabilidade da matéria de Legislação Ambienta ministrada pelo prof° Rodolfo Motta no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Apucarana.
Apucarana
2013
O que é sustentabilidade?
O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas". Essa definição foi retirada do Wikipédia.
Ou seja, devemos sim fazer uso dos recursos naturais, mais de forma inteligente e organizada, para que as proximais gerações tenham a mesma oportunidade de se manterem, ou pelo menos o mínimo de condições de vida. No mínimo, o desenvolvimento sustentável não deve pôr em risco os sistemas naturais que sustentam a vida na Terra: a atmosfera, as águas, os solos e os seres vivos. Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações e necessidades humanas. Parágrafo retirado do relatório “ Nosso Futuro Comum” de 1987.
Quem criou? Quando foi criado
Talvez para nós mais jovem seja uma mulher comum, mais com um pouco de pesquisa logo perceberemos que Gro Harlem Brundtland é um ser humano que esta muitos anos a nossa frente. Isso porque já em 1987, ela criou o termo desenvolvimento sustentável, e também presidiu uma comissão das organizações das nações unidas para debater os problemas que hoje