Sustentabilidade
Sustentabilidade é a característica de um sistema que responde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de responder às suas necessidades. E quais são nossas necessidades? Necessitamos casa para viver, cama para dormir, água para beber, alimentos para comer, roupas para vestir, sapatos para calçar, transporte para nos locomovermos, remédios para nos curar e mais um grande número de coisas.
Na medida em que suprimos nossas necessidades, vamos consumindo os recursos disponíveis na natureza. Portanto, está nas mãos dos consumidores o poder de definir as suas necessidades, de decidir consumir apenas o que realmente necessitam e, com isso, controlar o quanto gastamos de recursos da natureza. Se gastarmos mais do que a natureza consegue repor, geramos uma série de problemas. Se gastarmos menos, permitimos que nossos filhos e netos também possam atender às suas necessidades.
Sobre os três R's, temos que cobrar de todos uma postura ambientalmente correta é a obrigação, afinal, você é um cidadão do mundo e suas ações repercutem na sua vida e na vida dos demais habitantes do Planeta Terra. Digamos que cuidar da natureza é um dever, pois só assim, conseguiremos reverter o que vem ocorrendo com o meio ambiente. Ainda em relação ao problema do lixo, que está intimamente ligado ao aumento do consumo e ao hábito do descarte que a sociedade moderna acredita que tem ligação com a qualidade de vida, ou seja, quanto mais se consome maior é a qualidade de vida. Então contra isso, temos que disseminar a filosofia ambiental dos 3 R’s (reutilizar, reciclar e reduzir), mostrando seus benefícios em contrapartida dos malefícios, quando não existe essa filosofia.
Quando citou sobre consumo consciente que esta é uma maneira de consumir levando em consideração os impactos provocados pelo consumo. Com isso, o consumidor pode, por meio de suas escolhas, buscar maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos dos seus atos de