yiuytyuiruyduhfggsg

2567 palavras 11 páginas
1. Quais são e explique os três princípios fundamentais da teoria econômica neoclássica (TEN) e quais foram seus principais autores, segundo o que estudamos em aula?

A teoria economia neoclássica assume que o estado não deve interferir nos assuntos do mercado, deixando-o fluir livremente. Toma como fundamentais três princípios: o da teoria equimarginal, utilidade marginal decrescente é do equilíbrio geral. E os seus principais autores foram carl menger, Jevons e Walras teoria equimarginal: os preços tendem a se igualar na margem (ou seja, se eu estou satisfeito com uma mercadoria, eu não estarei disposto a pagar por nenhuma outra unidade a mais. As empresas tendem a se equalizar no valor do preço marginal). Utilidade marginal decrescente: quanto mais acrescentar unidades, menor é o rendimento que se obtem. (Na margem se produz o máximo que se pode produzir, colocando a mais não haverá aumento da produção, portanto o capitalista não irá empregar, acarretando o desemprego). Equilíbrio geral: a tendência é que os princípios anteriores funcionem e equilibrem os preços.
Parte superior do formulário
3. Como os neoclássicos interpretavam as crises e que tratamento a teoria indicava para essas situações?
As crises de desequilíbrio entre a oferta e demanda eram temporárias. Enfrentavam a crise garantindo uma base monetária e mercadoria, e deixando o mercado operar para que se reequilibre. O estado reduz ou amplia a base monetária, dependendo se estiver escassa ou excessiva. Dessa forma, há uma regulagem automática do mercado sem a necessidade de interferências externas. Além disto há a questão da ley de Say, que propõe que crises são meros ciclos que fazem parte do capitalismo e são resolvidos com o passar do tempo.

4. A matemática sempre teve um papel importante na economia, mas no interior da economia neoclássica ela assume um papel central. Explique a relação entre TEN, a matemática e a ética utilitarista (ideologia fundamental do capitalismo).
Os economistas

Relacionados