Sustentabilidade
Sustentabilidade, palavra que carrega quatros conceitos ao mesmo tempo, ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, culturalmente diverso, parece complicado, mas as atitudes por trás dela são bem mais fáceis e simples.
Quando pensamos em sustentabilidade ou em sermos sustentáveis, lembramos do conceito simples de sustentabilidade que sistematizamos da seguinte forma: Ser sustentável é ter noção de tudo que agente precisa da natureza e o que podemos oferecer em troca, é economizar os recursos e utilizar melhor o que agente consome, água e energia, por exemplo, é reciclar, é diminuir resíduos e poluentes, é pensar para onde vai tudo que produzimos, é tratar o meio ambiente com respeito e responsabilidade.
Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.
• Sustentabilidade como questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade, é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
• Sustentabilidade como questão Energética: Sem a questão energética, não há sustentabilidade, sem energia a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
• Sustentabilidade como questão Ambiental: Sem a questão ambiental, não há sustentabilidade, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.